Fundo Rainha D. Leonor apoia resposta inovadora da Misericórdia de Coimbra
Coimbra
O projeto está direcionado para jovens em risco em fase pré-desinstitucionalização e sem qualquer suporte familiar que permita um acompanhamento no processo de integração social.
Com a ajuda do Fundo Rainha D. Leonor (FRDL), a Santa Casa da Misericórdia de Coimbra inaugurou no passado sábado, dia 6 de novembro, quatro apartamentos de autonomização na alta da cidade, uma resposta inovadora desta Santa Casa às necessidades dos jovens em fase de pré-desinstitucionalização. Para a concretização deste projeto, a Misericórdia de Coimbra recebeu um apoio do Fundo Rainha D. Leonor de 234 881,86 euros.
Numa primeira fase, os apartamentos – para jovens dos 16 aos 21 anos – serão destinados aos alunos do Colégio de S. Caetano. Com este acompanhamento, a Misericórdia de Coimbra visa dotar os beneficiários de competências em gestão doméstica e cidadania ativa em espaço próprio, tendo por objetivo viabilizar a sua autonomia de forma gradual, ponderada e consistente.
Na sessão solene de inauguração dos apartamentos de autonomização, estiveram presentes José Vieira, provedor da Misericórdia de Coimbra, Inez Dentinho, do Conselho de Gestão do FRDL, e António Sérgio, da União das Misericórdias Portuguesas.
O Fundo Rainha D. Leonor foi criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, para apoiar os valores e as atividades das Misericórdias de todo o País, no princípio da autonomia cooperante.