Fundo Rainha D. Leonor apoia reabilitação do Convento de Santo António de Charnais
Aldeia Galega da Merceana
O monumento construído no séc. XVII, património da Misericórdia de Aldeia Galega da Merceana, no concelho de Alenquer, apresentava elevado estado de degradação, a necessitar de intervenção urgente.
O projeto apoiado pelo Fundo Rainha D. Leonor, com uma comparticipação de 300 mil euros, englobou obras de conservação, reabilitação e requalificação do Convento de Santo António de Charnais, com 418 anos. Classificado como monumento de interesse municipal, o Convento, onde está integrada a Igreja da Misericórdia de Aldeia Galega da Merceana, foi fundado pelos franciscanos no século XVII.
A inauguração oficial da obra foi adiada por causa da pandemia, estando as instalações em funcionamento para as atividades previstas.
Depois de recuperado, comporta três finalidades: a religiosa, a do turismo religioso e a da ocupação e uso para serviços de apoio aos utentes do centro de dia juntamente com as demais valências da Misericórdia instaladas na cerca do antigo Convento.
O projeto é equilibrado e consubstancia a finalidade que a Santa Casa pretende, nomeadamente no seu aproveitamento e uso dos utentes, daí a instalação de um elevador exterior para facilitar acessibilidades.
No interior, foi criado um espaço multifunções. As atividades sociais a instalar no convento vão desde ações de formação e reuniões entre utentes. Criou-se, ainda, um novo ponto de interesse turístico o que contribui para a sustentabilidade financeira da Misericórdia da Aldeia Galega da Merceana.
O Fundo Rainha D. Leonor foi criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, para apoiar os valores e as atividades das Misericórdias de todo o País, no princípio da autonomia cooperante.