Fundo Rainha D. Leonor apoia Misericórdia de Alandroal
Alandroal
Foi através de um apoio concedido pelo Fundo Rainha D. Leonor (FDRL) que a Santa Casa da Misericórdia do Alandroal pode concluir a requalificação do lar de idosos e criar um jardim intergeracional.
Após ter sofrido obras de recuperação e requalificação no valor total de 360 mil euros – no qual o FRDL comparticipou com 162 340,81 euros -, o lar de idosos desta instituição foi inaugurado, no passado dia 10 de dezembro.
Em declarações ao Diário Campanário, Dulce Gonçalves, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alandroal, referiu que, após a conclusão desta obra “a qualidade que podemos oferecer aos nossos utentes aumentou bastante”.
O edifício onde funciona a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Centro de Dia, estava desadequado. Depois da execução das obras salienta-se a introdução de sanitários próprios nos quartos, e a substituição da caixilharia de madeira das janelas exteriores por nova caixilharia em alumínio de corte térmico e vidro duplo, intervenções que visam proporcionar muito mais conforto a quem frequenta o espaço.
A aposta no conceito de ecologia, com a horta, o anfiteatro e o parque geriátrico, pretende abrir o espaço à comunidade através do estabelecimento de uma relação mais estreita com a escola que existe do outro lado da rua. Esta iniciativa inovadora permite a realização de atividades intergeracionais e a promoção do envelhecimento ativo.
O Fundo Rainha D. Leonor foi criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, para apoiar os valores e as atividades das Misericórdias de todo o País, no princípio da autonomia cooperante.