Fundo Rainha Dona Leonor apoia Misericórdia da Horta
Horta
A inauguração da obra de reabilitação da área da cozinha e demais zonas do circuito alimentar – no edifício do Convento de S. Francisco – aconteceu a 29 de outubro. O Fundo Rainha D. Leonor (FRDL) comparticipou esta obra com cerca de 98 mil euros.
À única Misericórdia da Ilha do Faial acorrem todas as pessoas e instituições em necessidade social. O ponto mais sensível destes pedidos está na alimentação, cujas condições de confeção são alvo da candidatura.
O projeto é, por isso, importante para toda a ilha porque responde às necessidades sociais mais urgentes da população.
Esta candidatura, tratando sobretudo da área da cozinha e circulação dos alimentos, representa uma vantagem grande entre o custo e o benefício, entre as alterações propostas e os resultados esperados. Promove também a solidariedade social através da confeção diária de mais 60 refeições.
A obra garante maior segurança no edifício histórico que é o Convento de S. Francisco. O sismo de 1998 permitiu a reconversão deste edificado que reúne várias valências mas não atendeu a cuidados contra incêndios requeridos na área das cozinhas que agora são indispensáveis.
A obra promove ainda o envelhecimento ativo e a intergeracionalidade ao tornar possível a receção de grupos de cantares, de movimentos religiosos e desportivos que, nos últimos anos, acorrem às refeições da Santa Casa a troco de horas passadas com os idosos.
O Fundo Rainha D. Leonor foi criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, para apoiar os valores e as atividades das Misericórdias de todo o País, no princípio da autonomia cooperante.