Fundo Rainha Dona Leonor volta a fazer a diferença ao dar nova vida à igreja da Misericórdia de Óbidos
Óbidos
Obras permitiram concluir a última fase do processo de recuperação da igreja construída no século XVI.
Óbidos tem, agora, uma Igreja da Misericórdia totalmente renovada. Através do Fundo Rainha Dona Leonor, a Misericórdia de Óbidos beneficiou de cerca de 78 mil euros para obras de conservação e restauro. A iniciativa permitiu concluir a última fase do processo de recuperação do templo. O espaço, que apresentava sinais de degradação, passa agora a estar em perfeitas condições para receber os fregueses e os turistas que visitam a região.
A igreja, classificada como monumento nacional no contexto da vila de Óbidos, tem intervenções dos primeiros momentos do Barroco em Portugal (século XVII). Construída no século XVI, tem sido alvo de múltiplas intervenções de recuperação. Com o apoio do Fundo Rainha Dona Leonor foi possível proceder à obra estrutural no telhado e na parede lateral, que resolve o problema das infiltrações e consequentes patologias. Através do fundo promovido pela Misericórdia de Lisboa foi ainda exequível proceder ao restauro de três grandes pinturas do altar-mor e recuperar a sala do despacho.
A igreja da Misericórdia de Óbidos alberga iniciativas culturais, constituindo-se como área de utilidade pública. Além de estar sempre de portas abertas para a oração, é neste espaço que se realizam as cerimónias e procissões da Semana Santa, bem como da Senhora da Piedade, padroeira de uma das portas do castelo de Óbidos. Esta igreja foi um dos primeiros pontos de passagem da Rainha Dona Leonor para as Caldas da Rainha e, por isso, a Misericórdia de Óbidos foi uma das primeiras criadas em Portugal.