Voltar

FRDL apoia restauro do Hospital da SCM de Montemor-o-Velho

17 Julho 2024

Montemor-o-Velho

A fachada do antigo Hospital da Misericórdia de Montemor-o-Velho, um dos edifícios mais simbólicos do concelho, cuja construção remonta ao século XVI, foi requalificada com o apoio do Fundo Rainha D. Leonor (FRDL).

Foi na passada segunda-feira, 15 de julho, que foi apresentada publicamente a requalificação da fachada do antigo hospital da Misericórdia de Montemor-o-Velho, graças ao apoio do Fundo Rainha D. Leonor, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

A albergar atualmente o Lar de idosos e o Centro de Dia com mais de uma centena de utentes, o edifício foi construído em 1504 pela Confraria de Nossa Senhora de Campos e, durante cinco séculos, constituiu-se como um símbolo de primeiros socorros da comunidade local.

Apesar de já ter passado por várias remodelações, o imóvel apresentava ainda patologias graves, que foram agora recuperadas e que permitiram transformar o antigo hospital num edifício digno, que reforça a imagem da Misericórdia de Montemor-o-Velho na sua praça central.

A cerimónia oficial de apresentação da requalificação do Hospital contou com a presença de Ângela Guerra, vogal da Misericórdia de Lisboa com o pelouro do FRDL, de representantes da União das Misericórdias Portuguesas e da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho, do Bispo Auxiliar de Coimbra, de Inez Dentinho, membro do Conselho de Gestão do Fundo, e de diversas entidades locais.

(fotografia gentilmente cedida pela Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho)

FRDL apoia restauro do Hospital da SCM de Montemor-o-Velho