Voltar

Fundo apoia Misericórdia da Covilhã

16 Novembro 2018

Covilhã

A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã recebeu apoio do Fundo Rainha Dona Leonor (FDRL) para concluir a reabilitação de lar com a criação de fisioterapia e ginásio para idosos.

Com a ajuda do FDRL, a Misericórdia da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, reabilitou, adaptou e equipou o antigo hospital, que estava abandonado, contíguo à Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e à sede da instituição para criar um espaço comunitário de promoção da saúde e estilos de vida saudáveis – designado PRO-ATIVA;

A obra foi inaugurada a 8 de novembro, e permite aumentar a qualidade dos serviços. O projeto de recuperação recebeu o apoio de 154.763,44 euros do Fundo Rainha Dona Leonor.

O novo espaço disponibiliza um conjunto de serviços especializados como fisioterapia, massagem, ginástica sénior, pilates, yoga, reiki e, futuramente, sala de snoezelen.

Os equipamentos destinam-se, prioritariamente, a idosos, a portadores de deficiência e a crianças com necessidades educativas especiais. O carácter inovador pode permitir reduzir custos, alargar o número de utentes e aumentar a qualidade dos serviços.

O PRO-ATIVA surge com o intuito de inibir-reduzir-avaliar as diferentes patologias com que se defrontam estes públicos-alvo averiguando-se que a instituição lista as mais-valias que as práticas desportivas e de saúde previstas assumem, para os públicos-alvo, uma dimensão física e psicológica – redução das incapacidades e limitações ou os resultados positivos no comportamento apático, depressão ou hiperactividade.

De registar que a Misericórdia da Covilhã prevê a contratação de três técnicos e a integração de dois voluntários (serviço social/psicologia e nutricionista).

Inês Dentinho, do conselho de gestão do FRDL, o representante da União das Misericórdias Portuguesas, autoridades civis, militares e religiosas marcaram presença na inauguração.

Fundo apoia Misericórdia da Covilhã