Voltar

Fundo apoia projeto intergeracional em Santo Tirso

15 Novembro 2017

Santo Tirso

O Lar José Luiz d’Andrade, da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, foi reabilitado graças ao apoio do Fundo Rainha Dona Leonor.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através do Fundo Rainha Dona Leonor (FRDL), apoiou a obra com 167 mil euros. As obras agora concluídas visam proporcionar melhores condições de vida aos cerca de 80 idosos que diariamente utilizam as instalações do lar.

O Fundo Rainha Dona Leonor apoia, desta forma, uma mudança radical no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso. No edifício dos anos 80 foi removido o telhado de amianto e substituídas as janelas de todo o edifício, provocando uma melhoria substancial nas condições térmicas e de salubridade na vida dos utentes.

Por iniciativa do FRDL realizou-se, ainda, uma obra de reabilitação no espaço exterior, anexa ao lar, com a criação de um circuito seguro para os idosos e um parque de exercício físico, fomentando o convívio entre avós e netos.

O novo jardim do Lar José Luiz d’Andrade, decorado por múltiplas laranjeiras, partilhado com a creche e jardim-de-infância, adota assim o conceito de intergeracionalidade criando um espaço que privilegia o contacto diário entre as crianças e os utentes do lar.

A remodelação pretende garantir a manutenção do equipamento e, em simultâneo, potenciar a eficiência energética com ganhos de diminuição das despesas correntes com o consumo de energia.

O apoio do Fundo Rainha Dona Leonor neste projeto vai permitir à Misericórdia de Santo Tirso canalizar fundos para a criação de uma Unidade Especializada em Demências, pioneira no concelho.

Fundo apoia projeto intergeracional em Santo Tirso