Fundo Rainha D. Leonor apoia Misericórdia de Ferreira do Zêzere
Ferreira do Zêzere
O Fundo Rainha D. Leonor apoiou a reabilitação de um edifício simbólico para a população de Ferreira do Zêzere (a primeira creche do concelho), com vista a instalar o novo Centro de Dia com ATL.
Construído em 1954, o edifício agora reabilitado era uma creche antiga, com um enorme simbolismo para a população. Face ao estado avançado de degradação, a Santa Casa da Misericordia de Ferreira do Zêzere avançou para um projeto de reabilitação do edifício.
Numa cerimónia reduzida por causa da pandemia, a Santa Casa da Misericórdia de Ferreira de Zêzere, no distrito de Santarém, inaugurou, no passado dia 19 de setembro, o novo Centro de Dia com ATL (atividades de tempos livres). A intervenção foi apoiada pelo Fundo Rainha D. Leonor com 170.618,22 euros.
A obra valoriza o contacto intergeracional em atividades com ateliês de cestaria, carpintaria, costura e culinária. É um espaço que permite um encontro de gerações e a partilha de saberes, onde os mais velhos vão ajudar os mais novos na aprendizagem das artes e dos ofícios. A peça mais agregadora dos vários grupos etários é o forno de lenha que permite a feitura de pão e de iguarias locais, promovendo transmissão de conhecimentos tradicionais.
O novo Centro de Dia com ATL localiza-se na mesma rua do polo que reúne todas as escolas de Ferreira do Zêzere, o gimnodesportivo, a sede dos escuteiros, a escola de música, o centro cultural e o campo de futebol, facilitando a autonomia e a circulação das crianças mais velhas.
Devido à pandemia de Covid-19, o Centro de Dia aguarda orientações das autoridades de saúde para reabrir.
O Fundo Rainha D. Leonor foi criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, para apoiar os valores e as atividades das Misericórdias de todo o País, no princípio da autonomia cooperante.