Voltar

Fundo Rainha D. Leonor: grandeza e esplendor regressam à Igreja da Misericórdia de Alhos Vedros

15 Novembro 2021

Alhos Vedros

Obra de recuperação permite que igreja volte a receber cerimónias religiosas e iniciativas culturais, 40 anos depois.

A obra de restauro da Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros foi inaugurada este domingo, 14 de novembro. Desde que ficou abandonada, há 40 anos, foi sendo saqueada ao ritmo das revoluções e do abandono. Durante este período o espaço serviu de cavalariça, garagem do hospital e armazém. Mas, hoje, graças ao apoio do Fundo Rainha Dona Leonor (FRDL), no valor a 167 mil euros, a Igreja da Misericórdia de Alhos Vedros resgata a grandeza e esplendor que lhe eram conhecidos desde a sua construção em finais do século XVI.

Entre as várias intervenções, o restauro efetuado ao abrigo do FRDL permitiu amparar o risco que a igreja corria de perder o lambrim de azulejos -que datam do século XVIII- devido às infiltrações por capilaridade ascendentes. Também o chão foi requalificado com materiais congéneres, assim como os acessos ao alto coro e ao púlpito que apresentavam um elevado nível de deterioração. Urgia corrigir o nível freático que condicionava a igreja através de uma intervenção integral com drenagens. O imóvel está construído sobre um caneiro que foi revisto para descer o nível freático.

A intervenção efetuada permite resgatar a anterior grandeza e esplendor da Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, que está classificada como de Interesse Municipal, podendo agora assumir-se como referência identitária da região. 40 anos depois, a misericórdia local pretende retomar o culto e receber iniciativas culturais, algo possível depois desta obra de recuperação.

O Fundo Rainha D. Leonor foi criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, para apoiar os valores e as atividades das misericórdias de todo o país, no princípio da autonomia cooperante.

Fundo Rainha D. Leonor: grandeza e esplendor regressam à Igreja da Misericórdia de Alhos Vedros