Fundo Rainha Dona Leonor apoia recuperação de património da Misericórdia da Lousã
Lousã
A Santa Casa da Misericórdia da Lousã recebeu apoio do Fundo Rainha Dona Leonor (FRDL) para obras de restauro e conservação da Igreja da Misericórdia e da Tribuna dos Mesários.
A Santa Casa da Misericórdia da Lousã inaugurou, no passado dia 20 de setembro, a Igreja e o Núcleo Expositivo da Tribuna dos Mesários, após obras de restauro e conservação, uma intervenção que foi apoiada pelo FRDL no valor de 87.439,50 euros. Devido ao elevado estado de degradação em que se encontrava a Igreja da Misericórdia, a Santa Casa da Lousã avançou com uma candidatura ao FRDL.
Além dos trabalhos de recuperação dos espaços emblemáticos, destaca-se a criação do Núcleo Expositivo na Tribuna dos Mesários, onde vão estar expostas algumas peças da procissão do Senhor dos Passos, que anualmente, durante a Semana Santa, percorre as ruas da vila.
Paralelamente, o projeto incluiu também o restauro da Igreja da Misericórdia da Lousã, que representa um marco histórico-artístico com um enorme valor cultural e imaterial. Neste caso, a requalificação visou a conservação e recuperação do património imóvel e integrado, de forma a promover a longevidade e devolver a leitura estética, respeitando o original.
O Fundo Rainha Dona Leonor foi criado em 2015, pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e pela União das Misericórdias Portuguesas, e apoia projetos sociais necessários, inovadores, sustentáveis e de qualidade. Desde 2017 que apoia também a recuperação do Património Histórico das Misericórdias.