Voltar

Igreja da Misericórdia de Cabeção renasce

3 Novembro 2020

Cabeção

As obras de reabilitação e recuperação da Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Cabeção, no concelho de Mora, estão concluídas. A inauguração aconteceu a 29 de outubro. O Fundo Rainha D. Leonor apoiou a intervenção com cerca de 50 mil euros.

Os trabalhos, executados com o apoio do Fundo Rainha D. Leonor, incluíram a recuperação da Sacristia, da sala do Definitório, da sala do Arquivo e da sala de Exposições. A intervenção contemplou, ainda, a pintura das duas fachadas (Igreja e antigo Hospital) e a drenagem em torno do conjunto edificado.

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Cabeção foi fundada nos últimos anos do século XVI e a Igreja foi erguida à sua sagração em 1600, com licença do arcebispo de Évora, D. Teotónio de Bragança.

A Igreja foi construída à custa dos confrades e de esmolas do povo de Cabeção. Além da raríssima representação iconográfica da história de José do Egipto, em ‘banda desenhada’, tem representados o Bom Pastor, a Árvore de Jessé e da Família Franciscana. Destacam-se ainda pinturas murais que invocam as obras de Misericórdia corporais.

A Misericórdia de Cabeção é, juntamente com a Junta de Freguesia, a única instituição secular desta localidade alentejana. A sua Igreja está situada na praça principal, com pelourinho, onde ficava a antiga Câmara Municipal – hoje sede da referida Junta. No século XX, a Igreja da Misericórdia serviu como Igreja paroquial durante as obras da Matriz.

O processo de classificação cultural será aberto depois de concluída a recuperação. A Igreja da Misericórdia, pelas suas características, enquadra-se perfeitamente ao estilo barroco, com influências diretas da Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Évora, datada de 1554.

O Fundo Rainha D. Leonor foi criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, para apoiar os valores e as atividades das Misericórdias de todo o País, no princípio da autonomia cooperante.

Igreja da Misericórdia de Cabeção renasce