Voltar

Igreja de Salvaterra de Magos reabilitada com o apoio do Fundo Rainha D. Leonor

21 Setembro 2022

Salvaterra de Magos

A inauguração das obras de restauro da igreja da Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos, que contaram com o apoio do Fundo Rainha D. Leonor, realizou-se no passado sábado, 17 de setembro.

A intervenção, que recebeu o apoio do fundo Rainha D. Leonor (FRDL), da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no valor de 215.226,88 euros, sendo o restante montante angariado pela Santa Casa da Misericórdia de Coruche, proprietária do imóvel, devolveu a este espaço de culto a qualidade e a dignidade anteriores, recuperando o esplendor original.

A Igreja da Misericórdia de Salvaterra de Magos, cuja história está marcada pelos tristes acontecimentos que a têm destruído, foi desta maneira “devolvida” à população. 37 pinturas foram restauradas, depois de em fevereiro de 1979 terem ficado praticamente destruídas pela apelidada “cheia do século”, que arruinou igualmente grande parte da fachada norte do espaço.

A cerimónia de inauguração das obras de manutenção, conservação e restauro foram presididas pelo Bispo de Santarém, D. José Augusto Traquina Maria, e contaram com a presença do provedor da Misericórdia de Salvaterra de Magos, João José Drummond Oliveira e Sousa e de Inez Dentinho, coordenadora do FRDL.

Igreja de Salvaterra de Magos reabilitada com o apoio do Fundo Rainha D. Leonor