Voltar

Inauguração do Lar de Idosos da Lousã

8 Maio 2018

Lousã

A obra foi apoiada pelo Fundo Rainha Dona Leonor e permitiu à Misericórdia local aumentar as vagas no Lar, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário ao fim-de-semana.

“O Fundo Rainha D. Leonor é um bom exemplo de como é possível apoiar o esforço das instituições na coesão social e do território no caminho de ambição de cidadania de concretizar uma sociedade de direitos sociais”. Foi com estas palavras que o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, inaugurou o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia da Lousã no passado dia 5 de maio. A ampliação do equipamento teve um apoio de mais de 200 mil euros do Fundo Rainha Dona Leonor, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Vieira da Silva sublinhou que “a sociedade está a envelhecer por boas e más razões, sendo a esperança média de vida a boa razão e a má razão o facto de nascerem menos crianças”, concluindo que “é uma sociedade com mais dificuldades para construir a felicidade».

O apoio do Fundo permitiu à Misericórdia da Lousã aumentar as vagas naquele que é o único Lar do Concelho, passando a disponibilizar mais 16 vagas no Lar, 5 no Centro de Dia e mais 50% no apoio ao domicílio ao fim-de-semana.

A obra vem colmatar vários problemas identificados no Concelho, começando pela inversão da pirâmide demográfica, a que se soma o problema do isolamento dos idosos em virtude da emigração crescente. Existe uma clivagem pronunciada entre a oferta e a procura de trabalho que concorre para o aumento do desemprego, para o êxodo dos mais jovens e para o consequente empobrecimento e despovoamento da região.

O projeto apresentado na candidatura ao Fundo Rainha Dona Leonor reflete uma necessidade que a Misericórdia identificou há cerca de dez anos mas, por razões económico-financeiras, não conseguiu executar.

Com a ampliação do Lar são criadas novas vagas e a possibilidade de mais utentes no Centro de Dia com o alargamento da sala de convívio e do refeitório. Para atender à ampliação das responsabilidades, são criados dez novos postos de trabalho a tempo inteiro, sendo que o desemprego representa um problema pesado na vila.

Inauguração do Lar de Idosos da Lousã