Inaugurada obra de requalificação da Misericórdia de Condeixa-a-Nova
Condeixa-a-Nova
A obra foi apoiada pelo Fundo Rainha D. Leonor e permitiu à misericórdia local reabilitar o centro de dia e anexar no mesmo edifício duas unidades que funcionavam em instalações externas à instituição.
Decorreu na última terça feira, 26 de abril, a inauguração das obras de reabilitação do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Condeixa-a-Nova. A intervenção contou com o apoio do Fundo Rainha Dona Leonor (FRDL), da Misericórdia de Lisboa, no valor de quase 57 mil euros, sendo o restante montante assegurado pela misericórdia local com o apoio da autarquia.
O projeto permitiu reconfigurar e reabilitar todas as salas de atividades e espaços comuns do edifício, bem como, a construção de um ginásio e de uma sala de fisioterapia aberta a toda a comunidade. Também o espaço exterior envolvente, pertencente à instituição, foi alvo de intervenções, tais como a implementação de um circuito seguro, pontuado por locais de descanso e uma pequena horta, aproveitando o jardim sobranceiro já existente.
Nascido de um acordo de parceria entre a Misericórdia de Lisboa e a União das Misericórdias Portuguesas, assinado a 23 de abril de 2014, o Fundo Rainha D. Leonor vem dar apoio a causas sociais prioritárias das misericórdias de todo o país, cumprindo, deste modo, a vontade da instituição em intervir além das fronteiras da capital.
Na sua criação operava apenas na área dos equipamentos sociais, mas, a partir de 2017, o FRDL passou a destacar 25% da verba também para a área da conservação do património.