Misericórdia de Penamacor – Fundo Rainha D. Leonor apoia obras no antigo hospital
Penamacor
O Fundo Rainha D. Leonor apoiou as obras de recuperação do antigo hospital da Misericórdia de Penamacor. O edifício vai albergar as valências de centro de dia, centro de atividades de tempos livres e jardim infantil. Será ainda criado um auditório aberto à comunidade.
Há um espaço novo ao serviço da comunidade, em Penamacor. As obras, já concluídas, permitiram recuperar um edifício histórico, transformando-o num equipamento multiusos. O Fundo Rainha D. Leonor apoiou a reabilitação com 300 mil euros.
Com a reabilitação do Hospital de Santo António, no centro histórico de Penamacor, a Misericórdia da localidade reúne, agora, num só espaço, várias valências para diferentes idades: centro de dia, atividades de tempos livres e um jardim infantil. Além de promover a intergeracionalidade, dispõe ainda de espaços interiores e exteriores para o convívio e de um auditório para outras atividades culturais abertas à comunidade.
Outra novidade desta reabilitação é a instalação de uma unidade de fisioterapia, aberta à comunidade.
Além das referidas mais-valias de inovação social, intergeracionalidade e envelhecimento ativo, o edifício histórico passa a estar em vias de ser classificado como ‘de interesse público’ pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR).
A Santa Casa de Penamacor tem uma experiência repetida de cuidado com o património histórico, como atenta a recuperação da igreja do Convento de Santo António e demais património móvel e integrado.
Fundo Rainha Dona Leonor (FRDL)
O Fundo Rainha D. Leonor foi criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, para apoiar os valores e as atividades das Misericórdias de todo o país, no princípio da autonomia