Misericórdia do Fundão reabilitada com apoio do Fundo Rainha Dona Leonor
Fundão
Inauguração das obras decorreu na terça-feira, 5 de dezembro.
O edifício antigamente designado por Lar Nossa Senhora de Fátima foi alvo de obras de requalificação e remodelação com o apoio de cerca 218 mil euros do Fundo Rainha Dona Leonor.
A intervenção global permitiu a adaptação do edifício para uma Unidade de Cuidados Continuados (UCC), possibilitando o aumento da capacidade de 20 para 60 camas, melhorando as instalações de resposta do Centro de Atividades e Tempos Livres (CATL) e criando ainda um espaço autónomo para o funcionamento do Centro de Dia do Fundão.
Com este projeto, foi possível ainda a construção de um ginásio para séniores, permitindo um contacto intergeracional entre o ATL, o Centro de Dia e o Lar, numa partilha de espaços comuns entre adolescentes e idosos, constituindo uma dimensão inovadora.
O projeto da candidatura previu também o aumento da eficiência energética, com revestimento do edifício a capoto, tela na cobertura e colocação de painéis solares, bem como a instalação de novas canalizações.
O Fundo Rainha Dona Leonor foi criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, para apoiar os valores e as atividades das Misericórdias de todo o país, no princípio da autonomia cooperante.
Fotografia: Santa Casa da Misericórdia do Fundão