Voltar

Bandeira com mais de 400 anos restaurada com o apoio do Fundo Rainha D. Leonor

15 Novembro 2022

Melgaço

Obra regressa agora à Misericórdia de Melgaço depois de um ano a ser restaurada na Fundação Ricardo Espírito Santo Silva.

Os técnicos do Fundo Rainha D. Leonor descobriram um autêntico tesouro. Tudo começou em 2021, ano em que foi encontrada, na arrecadação da Igreja da Misericórdia de Melgaço, uma antiga bandeira que retrata Cristo a descer da cruz. Segundo a Santa Casa de Melgaço, a bandeira terá mais de 400 anos, constituindo-se como uma das obras de arte mais antigas daquela região.

A bandeira, que terá sido usada pelo povo melgacense em procissões durante os séculos XVI e XVII, está, agora, completamente restaurada. A recuperação foi feita através do Fundo Rainha D. Leonor, depois de a Misericórdia de Melgaço ter sido selecionada, entre onze misericórdias nacionais, para receber um donativo de mil dólares (813,59 euros), montante que resultou de uma oferta da empresa de soluções digitais para a área das lotarias e jogos sociais, Neogames, ao Fundo Rainha D. Leonor. O restauro, que durou cerca de um ano a ficar completo, foi feito na Fundação Ricardo Espírito Santo Silva.

Em novembro de 2018, o Fundo Rainha D. Leonor já havia apoiado a Misericórdia de Melgaço a restaurar a Real Bandeira, um importante símbolo da história e peso que a instituição ocupa na cidade. A obra foi descoberta em avançado estado de degradação durante uma visita técnica da equipa do Fundo Rainha D. Leonor à igreja da Misericórdia de Melgaço.

Bandeira com mais de 400 anos restaurada com o apoio do Fundo Rainha D. Leonor